TUDO SOBRE O NOVO TOYOTA YARIS, QUE FICA POSICIONADO ENTRE ETIOS E COROLLA

Toyota do Brasil lança nesta noite o Yaris, modelo compacto que fica posicionado entre o Etios e o Corolla. Tudo para tentar ser mais um a emplacar o posto de “compacto premium”. Do Etios ele empresta os motores 1.3 e 1.5 e o câmbio manual, enquanto o câmbio CVT e parte do visual vêm do Corolla.


As vendas começam já neste mês, com preços entre R$ 56.590 e R$ 77.590 na versão hatch e R$ 63.990 e R$ 79.990 na versão sedã. Confira os pontos positivos e negativos do carro, as versões, preços e itens de série abaixo. Os valores foram revelados mais cedo, em um vazamento na internet.



Motores e câmbio


O Yaris nacional compartilha os motores com o Etios, mas ganhou 3 cv de potência em cada um. Assim, o 1.3 flex do Yaris rende 101 cv a 5.600 rpm e 12,9 kgfm a 4 mil rpm. Já o 1.5 flex gera 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm a 4 mil rpm. Vale destacar que o Yaris hatch será vendido com as duas opções de motorização, enquanto o sedã será sempre equipado com o motor 1.5.


São duas as opções de transmissão: algumas poucas versões terão câmbio manual de cinco velocidades, enquanto a maioria dos Yaris será fabricada com câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Enquanto a primeira vem do Etios, a segunda é emprestada do Corolla. Assim, o Yaris se livrou da transmissão automática de quatro velocidades do Etios, que é muito defasada em relação à do tipo CVT. O desempenho de aceleração do carro não foi divulgado pela Toyota do Brasil.



Versões e itens de série


O Toyota Yaris será vendido em quatro configurações de itens de série: XL, XL Plus, XS e XLS, sendo que apenas a versão XL pode ter câmbio manual ou automático. As outras todas são automáticas. Além disso, não são oferecidos opcionais para esse carro.


Toyota Yaris XL CVT: adiciona indicador de troca de marcha e controle de velocidade de cruzeiro.


Toyota Yaris XL Plus Tech CVT: adiciona ar-condicionado automático com aquecedor, difusores de ar na cor prata, banco traseiro bipartido e rebatível, chave presencial e apoio traseiro de braços com porta-copos. A partir desta versão, o rádio dá lugar a uma central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, rádio, leitor de MP3, entrada USB e Bluetooth.


Toyota Yaris XS CVT: adiciona bancos parcialmente revestidos de couro, revestimento de couro no volante, na manopla de câmbio e nas portas, rebatimento elétrico dos retrovisores, aletas para trocas de marchas atrás do volante, grade dianteira na cor do carro com detalhes em preto brilhante e cromados, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pintura preta e prata, computador de bordo com tela colorida e câmera de ré.


Toyota Yaris XLS CVT: adiciona maçanetas internas e externas cromadas, teto solar elétrico, faróis com máscara escurecida e linhas guia de LED, lanterna traseira de LED, sensor de chuva, dois airbags laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.


Vale ressaltar que há apenas três diferenças entre os itens de série do hatch e do sedã: todas as versões do hatch têm grade do tipo colmeia, enquanto o sedã tem sempre grade reta, além disso, somente o hatch tem spoiler traseiro. Para finalizar, todas as versões do Yaris sedã têm bancos traseiros bipartidos e rebatidos, enquanto o Yaris hatch na versão de entrada XL (manual e CVT) tem bancos simples, sem esse recurso.



Todos os preços do Toyota Yaris hatch


Toyota Yaris 1.3 XL manual: R$ 59.590
Toyota Yaris 1.3 XL CVT: R$ 65.590
Toyota Yaris 1.5 XL Pure Tech CVT: R$ 69.590
Toyota Yaris 1.5 XS CVT: R$ 74.590
Toyota Yaris 1.5 XLS CVT: R$ 77.590



Todos os preços do Toyota Yaris sedã


Toyota Yaris 1.5 XL manual: R$ 63.990
Toyota Yaris 1.5 XL CVT: R$ 68.690
Toyota Yaris 1.5 XL Pure Tech CVT: R$ 73.990
Toyota Yaris 1.5 XS CVT: R$ 76.990
Toyota Yaris 1.5 XLS CVT: R$ 79.990



Consumo de combustível


Segundo os números oficiais do Yaris no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o hatch da Toyota é o mais econômico da categoria. Considerando o consumo médio na cidade e na estrada, os índices variam de 8,8 km/l (Yaris hatch 1.5 manual) a 9,6 km/l (Yaris sedã 1.5 CVT). Confira todos os índices:


Yaris hatch 1.3 manual com etanol: 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (média de 9,0 km/l)
Yaris hatch 1.3 manual com gasolina: 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada (média de 13 km/l)


Yaris hatch 1.3 CVT com etanol: 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (média de 9,3 km/l)
Yaris hatch 1.3 CVT com gasolina: 13,0 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (média de 13,5 km/l)


Yaris hatch 1.5 manual com etanol: 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (média de 8,8 km/l)
Yaris hatch 1.5 manual com gasolina:11,7 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (média de 12,7 km/l)


Yaris hatch 1.5 CVT com etanol: 8,7 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (média de 9,2 km/l)
Yaris hatch 1.5 CVT com gasolina:12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (média de 13,1 km/l)


Yaris sedã 1.5 manual com etanol: 8,2 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada (média de 9,0 km/l)
Yaris sedã 1.5 manual com gasolina: 12,0 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada (média de 13,0 km/l)


Yaris sedã 1.5 CVT com etanol: 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (média de 9,6 km/l)
Yaris sedã 1.5 CVT com gasolina: 13,0 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (média de 13,6 km/l)


Espaço interno


Um dos pontos positivos do Toyota Yaris em relação à concorrência é o espaço interno, especialmente para quem viaja no banco de trás. Isso porque além dos 2,55 metros de entre-eixos tanto do hatch quanto do sedã, o compacto não tem o duto central que é tão comum na maioria dos carros e prejudica o conforto de quem viaja no centro do banco traseiro.


O Yaris hatch tem 4,14 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 1,49 metro de altura. Já o sedã tem comprimento total de 4,42 metros e as mesmas medidas de largura, altura e entre-eixos.



Porta-malas


O espaço para cargas é bom no hatch, mas poderia ser melhor no sedã. O Yaris hatch tem 310 litros de porta-malas, enquanto o sedã comporta 473 litros. Na prática, isso significa que o modelo tem mais espaço que o Etios hatch (270 litros), mas o sedã tem bem menos que o Etios sedã (562 litros). Por outro lado, o porta-malas do Yaris sedã é maior do que o do Toyota Corolla (apenas 470 litros).



Suspensão elevada


Uma das poucas diferenças entre o Yaris nacional e o que é vendido em outros mercados é que por aqui a Toyota elevou a suspensão do carro em 1,3 cm. O objetivo, segundo a montadora, é ajustar o carro para as condições do asfalto brasileiro, além de atender às expectativas do motorista local.


O modelo conta com suspensões independentes. Na dianteira, é do tipo McPherson, enquanto na traseira é eixo de torção com barra estabilizadora.



Cores


O Yaris pode ser comprado em oito opções de cores, sendo que o tom Azul Titã é exclusivo para esse modelo. Há duas opções de pinturas sólidas (branco polar e vermelho super) e outras cinco metálicas (branco perolizado, cinza cosmopolita, prata lua nova, prata premium e preto infinito).



Revisões


Apesar de ainda não ter divulgado os valores de cada revisão do carro, a Toyota do Brasil afirma que todos os serviços até os 60 mil quilômetros somam R$ 2.914,44. (Colaborou Vagner Aquino)

  • Fonte: REVISTA AUTO ESPORTE /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 08 junho 2018
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