Como carros de coleção se entenderão com as placas do Mercosul?

Já adotadas na Argentina e no Uruguai, todas terão fundo branco, com quatro letras e três números (podendo estar intercalados) e o que muda é a cor dos caracteres. No caso das chapas de clássicos, serão prateados.


Não deve haver preocupação estética em relação ao tamanho, já que o novo modelo terá as mesmas medidas do atual, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.


Quanto ao valor da placa em si, “os itens de segurança incorporados têm baixo custo e a sua aplicação não deve interferir de forma expressiva no preço final. Estudos técnicos realizados previamente mostram que haverá uma redução em comparação aos valores praticados atualmente”, diz o Denatran.


Na prática, há três casos distintos quando se trata dos clássicos. 1) Carros que já ostentam placas pretas podem ficar com elas até 2023 – salvo se trocarem de dono ou município. 2) Aqueles importados, portanto estreando uma placa brasileira, já devem adotar o padrão Mercosul. Idem para os que ainda ostentarem placas amarelas (são raros, mas existem). 3) Seu carro foi fabricado em 1988 e o Certificado de Originalidade foi expedido depois de 1ode setembro? Placa nova nele.


Lembrando que veículos de coleção são aqueles com 30 anos de fabricação, 80% de originalidade e conservação e integrantes de um clube associado à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).


E uma curiosidade. “Tínhamos pleiteado em 2014, quando se começou a conversar sobre novas placas, que veículos de coleção, além de adotarem o novo padrão, carregassem no lugar do brasão do município o brasão da FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens, a entidade máxima do antigomobilismo), que é um calhambeque. No caso de Hot Rods e modelos artesanais, haveria um brasão específico. Tinha sido inclusive aprovado na comissão temática do Denatran e seguiria para o Contran”, revela Roberto Suga, presidente da FBVA.

  • Fonte: UOL CARROS /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 09 março 2018
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS