VOLVO ATENDE A PEDIDOS DE CLIENTES E LANÇA XC60 A DIESEL NO BRASIL

A Volvo reconhece seu atraso ao lançar no Brasil somente neste mês o XC60 equipado com motor a diesel. "Sim, realmente estamos atrasados se comparados a outras marcas, mas enxergamos que uma parcela importante deste segmento procura por veículos a diesel, mas só tem o Discovery Sport como opção", admite João Oliveira, diretor comercial da Volvo Cars Brasil.

Curioso é o fato de a marca sueca passar a oferecer a opção por aqui justamente em uma época em que o mundo começa aos poucos a "pensar mais verde" -- na Europa e nos Estados Unidos a cobrança em cima das fabricantes para que os carros sejam cada vez mais econômicos e menos poluentes, principalmente depois do escândalo do dieselgate da Volkswagen, é cada vez maior.

A empresa diz que se baseou em pedidos de fãs do XC90 para definir a importação, já que "há uma demanda reprimida de compradores de veículos a diesel". Segundo Oliveira, "os clientes desse segmento escolhem qual modelo comprar só depois de definir que o diesel será seu combustível".

Mas por que só agora? A resposta parece óbvia: em épocas de vacas desnutridas devido à crise que o setor automotivo vive há dois anos -- a Volvo sequer vai participar do Salão de São Paulo, em novembro --, vale tudo para aumentar participação no mercado. Em alguns segmentos, dizem os especialistas, simplesmente não cair em vendas já é considerado vitória.

Volvo XC60 D5 AWD
Novo combustível, nova versão: D5. O "D" refere-se ao combustível, enquanto o "5" remete à potência acima de 200 cavalos -- a Volvo define o nome das configurações de acordo com os dados do motor. É por isso que um modelo da marca com sobrenome "T4", por exemplo, representa uma versão movida à gasolina com menos de 200 cv. AWD é a sigla da tração integral, obrigatória em veículos a diesel no Brasil.

Os preços do primeiro lote, importado da Bélgica (sim, a marca é sueca, mas a produção acontece na cidade belga de Gante), são mais baixos que os tabelados e devem durar até o final de setembro.

+ XC60 2.4 D5 AWD Kinetic -- R$ 199.950 (promocional)
+ XC60 2.4 D5 AWD Momentum -- R$ 224.950 (promocional)

+ XC60 2.4 D5 AWD Kinetic -- R$ 215.950
+ XC60 2.4 D5 AWD Momentum -- R$ 241.950

A Volvo quer conquistar boa parte do segmento premium de SUVs médios (embora classifique o XC60 como compacto) pois só identifica o Land Rover Discovery Sport como rival direto. A versão a gasolina segue competindo com Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC, além do próprio Discovery Sport. O Jaguar F-Pace, que chega em setembro, possui opção de motor a diesel, mas a Volvo o posiciona como rival do maior e mais tecnológico XC90.

  • Fonte: UOL CARROS /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 24 agosto 2016
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS