VOLKSWAGEN TOUAREG R-LINE TRAZ LUXO E BOA MECÂNICA, MAS ESBARRA NOS RIVAIS DAS MARCAS PREMIUM

Para valorizar ainda mais o seu produto, a fabricante alemã passou a oferecer no fim do ano passado o pacote de equipamentos R-Line para o Touareg, com motor V8 de 4.2 litros e 360 cv, que realça uma veia esportiva do utilitário. Entretanto, à medida que o visual fica mais atraente, a etiqueta de preços se torna menos entusiasmante. Vendido completo a quase R$ 360 mil, ele entra na faixa de preços dominada por Mercedes, BMW, Land Rover, Audi e Porsche. Briga complicada, com modelos já sedimentados no segmento de luxo.O problema não chega a ser o recheio ou o que o modelo da Volks pode fazer. Em uma comparação direta, o Touareg chega a ser mais equipado e potente que alguns rivais premium de preço semelhante. O mais importante neste segmento, no entanto, é o requinte que o carro “exala”. Uma percepção de sofisticação que a marca Volkswagen sempre tentou imprimir em seus carros, mas nunca atingiu o nível dos compatriotas.

Em resumo, pode ser difícil optar por ter um VW na garagem enquanto se pode escolher um BMW, Mercedes, Porsche ou Audi. Tipo de dilema que a versão V6 do Touareg não sofre tanto. Como seu preço é inferior aos SUVs das marcas premium de mesmo porte, o Touareg V6 não chega a ser um real rival para eles, já que não há uma efetiva competição entre os modelos.

O Touareg R-Line compartilha peças com dois de seus principais rivais. A plataforma é a PL71, mesma usada pelo Audi Q7 e pelo Porsche Cayenne, duas marcas que compõem o Grupo Volkswagen. O trem de força também vem dos “companheiros”. O motor V8 4.2 FSI foi desenvolvido pela Audi no meio da última década e chega a equipar até o superesportivo R8.No Touareg, ele desenvolve 360 cv a 6.800 rpm e 45,4 kgfm a 3.500 giros. Já a transmissão automática de 8 marchas, com dupla embreagem e opção de trocas sequenciais na manopla ou através de borboletas atrás do volante, é feita pela alemã ZF e usada em outros modelos à venda atualmente – inclusive no Q7. O conjunto consegue levar o utilitário da Volkswagen da imobilidade até os 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 245 km/h.

A lista de equipamentos também mostra que o utilitário da Volkswagen não fica devendo a ninguém. Os itens de série trazem apenas o obrigatório no segmento, como seis airbags, sistema de entretenimento com GPS, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado de quatro zonas, faróis de xenônio direcionais, acabamento interno com detalhes em alumínio, suspensão pneumática, entre outros. Com isso, o Touareg V8 custa R$ 308.190.

Com o pacote R-Line, que adiciona para-choques maiores, rodas de 20 polegadas e detalhes estéticos mais esportivos, o preço sobe em R$ 13.785. Mas é nos opcionais que o SUV mais se destaca. Lá estão itens como o controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, sistema de som premium da Dynaudio e quatro câmaras auxiliares para manobras. Todo completo, o Touareg R-Line vai a R$ 358.240.

  • Fonte: NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS /
  • Autor: EBER /
  • Data: 22 maro 2013
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS