VOLKSWAGEN FOX BLUEMOTION 2014 GANHA MOTOR 1.0 DE TRÊS CILINDROS NO BRASIL

Este motor EA211 é feito em São Carlos/SP, e seu desenvolvimento contou com mais de 2,4 milhões de quilômetros de testes de rodagem, mais de 100.000 quilômetros rodados em temperaturas abaixo de 15 graus negativos, mais de 17.000 horas em dinamômetro e 1.000 testes do novo sistema de partida a frio.

Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes do motor e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro. Com 999 cm³ de deslocamento e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0l é Total Flex.ua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

O EA211 1.0l possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, sendo 24 quilos mais leve que um motor similar mas com quatro cilindros. A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Além disso este motor tem vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

  • Fonte: NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS /
  • Autor: EBER /
  • Data: 26 junho 2013
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