VAI VIAJAR NO FERIADO?

As estradas ficarão mais movimentadas a partir de hoje, uma vez que muitas pessoas aproveitarão o feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (15), para viajar. Devido o aumento do fluxo de veículos nas rodovias, criminosos aproveitam os congestionamentos para fazer arrastões e roubar motoristas e passageiros. Para evitar transtornos durante a viagem, o especialista em segurança do Grupo GR, Marcos Roberto Araújo, dá algumas dicas de prevenção; confira abaixo:

– Consulte o movimento das estradas em sites de notícias ou das concessionárias para evitar congestionamentos.

– Evite viajar de madrugada.

– Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.

– Não deixe os seus documentos e os do veículo no porta-luvas.

– Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro. Evite ostentar o uso de joias, celulares, notebooks ou tablets.

– No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar.

– Ao parar, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em primeira marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.

– Evite atividades que tirem a sua atenção do ambiente ao redor quando estiver parado no congestionamento (por exemplo, maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc).

– Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para vias mais movimentadas.

– No caso de uma leve colisão na traseira do seu veículo, dirija-se até um local movimentado e acione a polícia. Provocar uma leve batida no carro da frente é uma das táticas usadas pelos criminosos para abordar o motorista que desce do veículo para verificar um possível dano.

– Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais de pouco movimento, principalmente à noite e de madrugada.

– Procure não transportar grandes quantias de dinheiro ou objetos de valor em seu carro quando estiver desacompanhado (a).

– Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.

– Não pare para discutir “fechadas” ou “batidinhas” no trânsito. É comum que ladrões provoquem essas situações para assaltar motoristas.

– Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem inesperadamente oferecendo ajuda em locais de pouco movimento caso o seu carro apresente uma pane. Ligue o pisca-alerta, sinalize o local com o triângulo do veículo e peça ajuda à primeira viatura de polícia que passar por você antes de acionar o socorro mecânico.

  • Fonte: CARSALE /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 14 junho 2017
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS