ÚLTIMAS ANDROID AUTO SERÁ LIBERADO NO BRASIL EM ABRIL

O Google lançou, na última quarta-feira (23), o aplicativo gratuito Android Auto no Brasil. O sistema, que permite o espelhamento da tela de smartphones na central multimídia do veículo, estará disponível em português na loja Play Store a partir da primeira quinzena de abril.

Após baixar o aplicativo (o celular tem de ter o Android 5.0 em diante para funcionar), o usuário tem de conectar o smartphone ao sistema do carro via cabo USB e Bluetooth para liberar utilizar o comando de voz. Todo o conteúdo compatível com Android que estiver no aparelho será espelhado na central multimídia. Por enquanto, apenas o Google Maps, Play Music, Now e Spotify estão disponíveis.
Uma vez conectado, o usuário tem à sua disposição vários dos recursos encontrados que ele já acostumado a usar no celular:

● informações relevantes, como tempo de percurso e as condições do clima;
● fácil visualização das chamadas recentes e dos números favoritos;
● Google Maps, que ajuda o motorista a definir sua rota e acompanhar o trajeto diretamente no painel;
● Google Play Música, que dá ao usuário acesso às suas canções e playlists preferidas;
● o Google Now, o assistente de voz do Google que ajuda o usuário com dúvidas como, por exemplo, “Vai chover amanhã?” ou “Qual o shopping mais próximo?”;
● e mais aplicativos : como Spotify, WhatsApp, Skype, entre outros.

Embora pertença ao Google, o aplicativo de trânsito Waze ainda não tem data para ser utilizado no Android Auto por conta de modificações relacionadas à segurança ao volante. No entanto, a tecnologia permite fazer chamadas e enviar mensagens pelo WhatsApp e Skype por comandos de voz.

Poucos são os modelos de fato já estão preparados para operar o Android Auto desde a saída da fábrica. São eles:

+ Chevrolet Cobalt (ano modelo 2015/2016)
+ Honda Accord (ano modelo 2016/2017)
+ Volkswagen Gol, Voyage, Saveiro, família Fox, Golf, Jetta, Tiguan e Passat (ano modelo 2016/2017).

Outras montadoras correm atrás para dispor do serviço ainda este ano: Ford (a partir da nova geração do SUV Edge), FCA (Fiat Mobi), Hyundai (HB20), Mitsubishi e Suzuki são as que estão no começo da fila.

A própria GM deve propagar o MyLink com Android Auto para modelos como Onix, Prisma, S10 e Trailblazer, aproveitando a deixa da reestilização de meia-vida, assim como a Honda em relação a Civic (a 10ª geração já é compatível com o sistema no exterior) e HR-V (na troca para a linha 2017, sem mudança visual).

E as redes sociais?
Portanto, não espere ver reproduzida a lista de seus contatos no WhatsApp na central. Será preciso dizer ao Google qual e a quem você quer enviar uma mensagem, para que ela seja revertida em texto e só então enviada.

Isso significa que outros apps mensageiros, como o Facebook Messenger, serão bem-vindos no Android Auto, desde que adaptados. Já redes sociais que funcionam por linha de tempo, como Twitter, Instagram e o próprio Facebook, não devem ter espaço "por questões de segurança".

  • Fonte: CARSALE /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 29 maro 2016
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS