SOBE E DESCE: RENEGADE É VICE-LÍDER ENTRE SUVS

Há uma nova ordem entre os utilitários esportivos vendidos no mercado brasileiro. Como já era esperado, o segmento tem um novo líder no acumulado de vendas de 2015, mas, além disso, outro modelo surgiu como sólido vice-líder em julho, com perspectiva de novas altas para os próximos meses.

SOBE

Jeep Renegade: junho já havia sido interessante para o modelo fabricado na planta da FCA em Goiana, mas julho foi ainda melhor. Além da subida no número de emplacamentos, chegando a 4.028 unidades, veio a segunda colocação entre os utilitários esportivos no período. Talvez não haja tempo para que o Renegade ameace Ford EcoSport e Renault Duster no acumulado de 2015, mas a tendência é de que o modelo seja um rival forte para o HR-V no mês a mês.

Honda HR-V: missão cumprida. Num primeiro momento, pode parecer estranha a presença do SUV no “sobe”, já que houve queda no número de emplacamentos em julho (4.429) na comparação com junho (5.229). Ocorre que, mesmo assim, o HR-V assumiu a liderança entre os utilitários esportivos vendidos no mercado brasileiro, superando o EcoSport em mais de mil unidades. Um atestado de sucesso para o modelo que começou a ser vendido por aqui em março.

Ford Ka: nada como um mês após o outro. Se em junho o compacto havia decepcionado, julho registrou nova e avassaladora subida no quadro dos mais vendidos, com um salto de 6.977 para 9.281 unidades. Com isso, já são mais de 55 mil emplacamentos neste ano, o que significa um desempenho melhor do que, por exemplo, o antigo líder Volkswagen Gol.

DESCE

Honda City: julho não foi um grande mês para os sedãs compactos premium, mas foi pior ainda para o modelo da montadora japonesa. O City emplacou apenas 1.276 unidades no período (ante 1.894 em junho), o que representa uma sensível perda de terreno na comparação com o Chevrolet Cobalt (1.716 exemplares). A liderança no acumulado do ano está ameaçada (16.285 a 14.820).

Fiat Weekend: enquanto a Space Fox manteve o nível de vendas de junho, a líder entre as peruas desandou. A Weekend emplacou somente 837 unidades, uma decepção diante das 1.133 registradas em junho. Apesar disso, não parece haver risco de perda da ponta no acumulado de 2015.

Volkswagen Gol: apesar dos pesares, o segmento dos hatches compactos teve bom desempenho em julho. Dos cinco mais vendidos, apenas um caiu na comparação com junho – exatamente o Gol. No acumulado do ano, o modelo da montadora alemã está na modesta sexta posição entre automóveis e comerciais leves.

  • Fonte: QUATRO RODAS /
  • Autor: RODRIGO FURLAN /
  • Data: 03 agosto 2015
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS