RENAULT EOLAB É CONCEITO QUE FAZ 100 KM/L

A Renault divulga as primeiras imagens e informações do EOLAB, protótipo que será sua principal atração no Salão de Paris (França), em outubro. Promete rodar 100 km com apenas um litro de gasolina – nada de diesel!

O EOLAB tem esse nome por juntar Aeolous, o deus grego dos ventos, e Laboratory (Laboratório em inglês). O subcompacto foi fabricado com materiais leves, como o teto, feito de magnésio, e os vidros, os mais finos possíveis para deixar o peso em apenas 955 kg. A eficiência aerodinâmica é tanta que alcançou o coeficiente de 0.235Cd – o XL1 da Volkswagen tem 0.186Cd.

A Renault aposta em um motor a gasolina, o 1.0 SCe, de três cilindros, que gera 75 cv e 9,7 mkgf. O torque baixo é compensado pelo motor elétrico de 68 cv e 20,4 mkgf. Ambos trabalham com uma transmissão de três marchas sem embreagem para rodar as rodas dianteiras.

Ao contrário do rival XL1, o EOLAB não deve ser produzido em série. Trata-se de um estudo dos engenheiros que gerou, segundo a Renault, “cem tecnologias novas e realistas que serão utilizadas aos poucos nos novos carros da marca”.

Galeria de imagens

  • Fonte: CAR AND DRIVER BRASIL /
  • Autor: NICOLAS TAVARES /
  • Data: 17 setembro 2014
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS