RECALL HONDA

A Honda convocou nesta segunda-feira (01) um recall de 290.361 unidades dos modelos Fit, Civic e CR-V para reparar problemas no sistema de airbags. As falhas atingem carros fabricados entre 2004 e 2009, sendo 85.747 unidades do Fit, 189.926 do Civic e 14.688 do CR-V. Os reparos serão feitos em cinco etapas, a serem realizadas em momentos diferentes ao longo deste ano, de acordo com o modelo e ano de fabricação do carro. Confira a numeração de chassis, a data de fabricação e a data de início dos reparos abaixo.
Em comunicado, a montadora explica ter detectado um defeito que infla as bolsas de proteção com intensidade moderada ou severa, levando ao rompimento da estrutura do insulflador. Assim, fragmentos metálicos podem ser projetados contra os passageiros. Segundo a Honda, o defeito pode causar danos materiais, lesões graves e até fatais.
Os donos de automóveis que já participaram de campanhas de recall semelhantes não precisam retornar às oficinas autorizadas. Para consultar se seu veículo precisa ser reparado, a montadora disponibiliza o telefone 0800-701-3432 (de seg. a sex., das 8h às 20h) e seu site.
Honda Civic 2004 (Foto: Divulgação)
HONDA CIVIC 2004 (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Histórico
Este é o segundo grande recall que a Honda convoca no Brasil este ano. Em maio, outras 423.217 unidades dos modelos Fit (149.736 unidades), City (87.196 unidades), Civic (171.044 unidades) e CR-V (15.241 unidades) foram convocadas por conta de um problema no sensor do tanque de combustível. Antes, em fevereiro, outras 604 unidades do Fit foram convocadas pelo mesmo problema no sistema de combustível. Assim, a montadora já soma 714.182 carros convocados para recall somente neste ano. Segundo balanço de Autoesporte, em 2014 a Honda convocou 171.203 carros, todos devido a falhas no airbag.
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Estes casos fazem parte de um megarecall global da empresa Takata, que fornece componentes para montadoras de diversos países. Desde 2008, quando falhas em airbags fabricados pela empresa foram detectados, já foram convocados mais de 53 milhões de carros em todo o mundo. Segundo a agência Reuters, este recall é o maior chamado automotivo da história dos Estados Unidos. Até agora, já foram contabilizadas seis mortes por conta das falhas em todo o mundo. No Brasil, Nissan e Toyota também diagnosticaram problemas relacionados ao megarecall nos últimos meses.
Unidades afetadas - Airbag do passageiro:
Honda Fit ano/modelo 2004: chassis de 4Z115900 a 4Z135756; fabricados entre 6 de janeiro de 2006 e 30 de agosto de 2004
Honda Fit ano/modelo 2005: chassis de 5Z100001 a 5Z501832; fabricados entre 25 de agosto de 2004 e 29 de junho de 2005
Honda Fit ano/modelo 2006: chassis de 6Z100001 a 6Z800002; fabricados entre 2 de maio de 2005 e 9 de fevereiro de 2006
Honda Fit ano/modelo 2007: chassis de 7Z100001 a 7Z205380; fabricados entre 15 de outubro de 2005 e 31 de maio de 2007
Honda Fit ano/modelo 2008: chassis de 8Z100001 a 8Z601735; fabricados entre 2 de junho de 2007 e 16 de outubro de 2008
Honda Fit ano/modelo 2009: chassis de 9Z100001 a 9Z800001; fabricados entre 6 de maio de 2008 e 21 de dezembro de 2008
Honda Civic ano/modelo 2004: chassis de 4Z101249 a 4Z151135; fabricados entre 5 de janeiro de 2005 e 3 de setembro de 2004
Honda Civic ano/modelo 2005: chassis de 5Z100001 a 5Z119188; fabricados entre 24 de agosto de 2004 e 27 de junho de 2005
Honda Civic ano/modelo 2006: chassis de 6Z100001 a 6Z152010; fabricados entre 27 de junho de 2005 e 7 de abril de 2006
Honda Civic ano/modelo 2007: chassis de 7Z100021 a 7Z604235; fabricados entre 19 de janeiro de 2006 e 1º de setembro de 2007
Honda Civic ano/modelo 2008: chassis de 8Z100001 a 8Z606861; fabricados entre 11 de julho de 2007 e 20 de dezembro de 2008
Honda Civic ano/modelo 2009: chassis de 9Z100001 a 9Z500001; fabricados entre 2 de julho de 2008 e 15 de outubro de 2008
Honda CR-V ano/modelo 2004: chassis de 4C204660 a 4C209747; fabricados entre 7 de janeiro de 2004 e 7 de julho de 2004
Honda CR-V ano/modelo 2005: chassis de 5C201148 a 5C202774; fabricados entre 7 de janeiro de 2005 e 13 de maio de 2005
Honda CR-V ano/modelo 2006: chassis de 6C200001 a 6C204442; fabricados entre 7 de junho de 2005 e 14 de julho de 2006
Honda CR-V ano/modelo 2007: chassis de 7C200011 a 7C205988; fabricados entre 24 de maio de 2006 e 3 de agosto de 2007
Honda CR-V ano/modelo 2008: chassis de 8G500003 a 8G505942; fabricados entre 9 de janeiro de 2008 e 29 de setembro de 2008
Honda CR-V ano/modelo 2009: chassis de 9G500001 a 9G501320; fabricados entre 4 de novembro de 2008 e 18 de dezembro de 2008
Unidades afetadas - Airbag do motorista:
Honda Civic ano/modelo 2007: chassis de 7Z100021 a 7Z202967; fabricados entre 19 de janeiro de 2006 e 22 de dezembro de 2006
Honda CR-V ano/modelo 2007: chassis de 7C200011 a 7C201348; fabricados entre 12 de maio de 2006 e 15 de dezembro de 2006
Início dos reparos
Os donos de Civic e CR-V ano/modelo 2007 (airbag do motorista) poderão visitar uma oficina autorizada para fazer o reparo a partir de 20 de julho deste ano. Já os donos de Fit, Civic e CR-V ano/modelo 2004, 2005 ou 2006 (airbag do passageiro) deverão comparecer às autorizadas a partir de 3 de agosto. O reparo dos Honda Fit 2007 e 2008 (airbag do passageiro) só iniciará em 3 de novembro, enquanto os Fit 2009 (airbag do passageiro) terão que esperar até 30 de novembro. Os donos de Civic e CR-V ano/modelo 2007, 2008 ou 2009 (airbag do passageiro) também podem levar os carros para reparo a partir de 30 de novembro.
Legislação
O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.
Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

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  • Fonte: AUTOESPORTE /
  • Autor: REDAÇÃO AUTOESPORTE /
  • Data: 29 julho 2015
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