Quatro em cada dez veículos não fazem o recall

Dos cerca de 10 milhões de veículos, entre carros, motos, caminhões e ônibus inclusos em algum tipo de recall desde 1991, quando as fabricantes iniciaram esse tipo de convocação no país, estima-se que quatro milhões não foram até as concessionárias para tomar as devidas providências. A informação foi divulgada pela agência da Confederação Nacional de Transportes e se baseia em dados de especialistas do setor.

Ação realiazada para retirar produtos do mercado ou reparar defeitos, o recall no segmento automotivo é um serviço gratuito que tem por objetivo preservar a segurança de passageiros e pedestres. De acordo com o relatório mensal do site Estradas, entre janeiro e agosto deste ano, foram realizados 43 recalls no país, contra a 32 em igual período de 2011. Dados da Fundação Procon-SP (Proteção e Defesa do Consumidor), apontam que durante este ano os problemas que mais deram origem a recalls foram defeitos relacionados ao sistema elétrico e eletrônico, conjunto de freios, direção, tração e motor.

Para quem deseja consultar se um determido veículo está incluso em uma ação de recall, basta acessar o site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e informar o chassi do veículo. Clique aqui e confira.

Lista negra

Para tentar reverter esta situação de não realização do recall, o Denatran criou em março de 2011 uma portaria que obriga as montadoras enviarem seus relatórios de atendimentos. Com as informações em mãos, o sistema do Renavan é atualizado e as capanhas de recall não efetuadas em até um ano da data em que foram comunicadas vão parar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Com isso, espera-se incentivar os consumidores a atenderem as convocações e assim evitar riscos à segurança de passageiros e pedestres.

Para os consumidores que estão adquirindo um carro seminovo fica mais fácil de saber se o modelo é alvo de recall e se já realizou o reparo. A assessoria de imprensa do Denatran, ressalta que os Departamentos de Trânsito de todo o país já estão emitindo documentos com informações de pendência de recalls.

  • Fonte: Carsale /
  • Autor: Carsale /
  • Data: 13 setembro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS