Projeto de Lei prevê regulamentação de “ano/modelo” em veículos

Muitas montadoras já adiantaram bastante a chegada de um ano em suas linhas de montagem, e a prática nem é tão recente. Em março de 2009, por exemplo, a Fiat apresentou a gama 2010 de vários veículos. A Ford, por sua vez, ao renovar o Ka, em dezembro de 2007, frisou que ele chegaria em janeiro de 2008 às lojas, mas já como modelo 2009. Mas a “moda” de antecipar o ano/modelo de lançamento de novos veículos pode acabar, se o Projeto de Lei (PL) 3547/12, de autoria do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), for aprovado na Câmara, onde está em análise.

A justificativa para a sanção do PL se dá com base na proteção ao consumidor. Segundo o autor, hoje os fabricantes usam tal artifício para atrair o consumidor, gerando uma falsa perspectiva de mudança no veículo, já no começo do ano, por exemplo. A proposta é que um veículo ano 2012, mas com modelo 2013, por exemplo, só poderia chegar ao mercado a partir de 1º de setembro.

Convém lembrar que na Argentina, por exemplo, há uma regra parecida, que permite linhas com anos seguintes a partir de agosto. Resta aguardar.

  • Fonte: Auto Estrada /
  • Autor: Ricardo Panessa /
  • Data: 04 setembro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS