Produção de veículos cai 14,2% em setembro, segundo Anfavea

A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 14,2% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).Saíram das montadoras 282.540 veículos no mês passado contra 329.266 no mês anterior. A queda na produção acompanha a baixa nas vendas, ainda na comparação mensal, que registraram recorde histórico em agosto.

Na ocasião, houve uma “corrida” às lojas para acertar compras antes do fim do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que terminaria em 31 de agosto. Três dias antes, porém, o governo anunciou a prorrogação da medida para até o próximo dia 31.

Na comparação com setembro de 2011, no entanto, a produção registrou alta de 8,2% - naquela ocasião foram fabricados 261.104 veículos. De janeiro a setembro deste ano foram produzidos 2.462.873 unidades, montante 5,7% inferior ao do mesmo período no ano passado.

Os estoques ficaram, em média, considerando os carros nos pátios das montadoras e os que estavam em lojas, ficou em 33 dias. O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, destacou que setembro teve 4 dias úteis a menos do que agosto, daí o resultado. Naquele mês, os estoques ficaram em 19 dias.

  • Fonte: Auto Esporte /
  • Autor: Auto Esporte /
  • Data: 08 outubro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS