PROCON-SP DETERMINA MULTA DE MAIS DE 8 MILHÕES À VOLKSWAGEN DO BRASIL

O Procon-SP impôs uma multa de R$ 8,34 milhões à Volkswagen do Brasil devido à instalação de um software que burla testes de emissões de poluentes em 17.057 unidades da Amarok.

O programa de computador irregular pode otimizar os resultados de óxidos de nitrogênio durante testes de homologação e está presente em pelo menos 11 milhões de veículos da marca vendidos em diferentes países. No caso do Brasil, a irregularidade, em princípio restrita a motores turbodiesel 2.0 de quatro cilindros da Volks, afeta modelos 2011 e 2012 da picape média.

Por conta do mesmo motivo, o Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já havia multado na semana passada a montadora em R$ 50 milhões e, na ocasião, cobrou um plano de correção dos veículos alterados, de forma que estes atendam os parâmetros de emissões exigidos pela legislação brasileira.

A Volks já anunciou que irá realizar recall das pouco mais de 17 mil unidades da Amarok em 2016, com início da campanha ainda a ser definido pela empresa. Ao autuar a montadora, o Procon-SP também determinou a realização da campanha de correção.

  • Fonte: AUTO ESTRADA /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 17 novembro 2015
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS