Primeiras impressões: Renault Sandero Privilège 1.6 8V

Qualquer eleição – oficial ou informal, numa conversa entre amigos – sobre qual será o principal lançamento de 2012 provavelmente terá como principais candidatos os compactos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que chegarão nos próximos meses. Contra eles, a Renault atuará com o Sandero 2013 dotado de alguns cavalos a mais no motor, uma "pseudo versão esportiva" e opções de entrada mais equipadas. É muito pouco diante dos rivais.

Essas novidades na linha foram apresentadas na última sexta-feria (24), em Curitiba. Sem alterações visuais, a mudança mais significativa, também aplicada ao sedã Logan, é o retrabalho no motor 1.6 8V, que deixa de atender por Hi-Torque e passa a chamar Hi-Power.
Segundo a Renault, foram 36 meses de trabalho, 7 mil horas de ensaios em laboratório, 12 alterações técnicas, 51 novas peças e 40 protótipos testados, que resultaram em uma taxa de compressão de 12:1, ante a antiga 9,5:1 do Hi-Torque.

Traduzindo, significa que a potência com tanque cheio de gasolina cresceu de 92 para 98 cavalos, enquanto com álcool o salto é de 95 para 106 cv. Quanto ao torque, os 14,5 kgfm com gasolina foram mantidos, enquanto que, com etanol, houve aumento de 7%, chegando a 15,5 kgfm. Por fim, houve intervenções no câmbio, que teve suas relações “ligeiramente modificadas”, segundo a montadora. Dados a Renault apontam para uma economia de combustível de até 6,9%.

Outra novidade é a versão "esportiva" GT Line, apresentada pela 1ª vez em 2010, mas apenas como edição limitada. Ela volta como opção definitiva, mas mantém a receita: visual externo diferenciado (rodas e para-choque exclusivos, faróis com máscara negra, adesivos laterais, spoiler traseiro e lanternas escurecidas) e interior redecorado, com painel de instrumentos exibindo conta-giros com fundo branco, bancos com novo padrão e cintos de segurança tingidos de vermelho, cor que se repete nas costuras. Deve responde por 7% das vendas, estima a Renault.

  • Fonte: Auto Esporte /
  • Autor: Rodrigo Mora /
  • Data: 28 agosto 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS