Novo regime automotivo deverá ser anunciado hoje

O governo e as montadoras resolveram suas pendências e entraram em acordo com relação ao novo regime automotivo, chamado de Inovar Auto. Com entrada em vigor a partir de Janeiro de 2013, o programa deverá ser anunciado hoje em Brasília, mas as novas regras somente amanhã.

As montadoras concordaram em reduzir o consumo médio de seus carros em 12% até 2017. No entanto, quem antecipar a meta, vai ganhar bônus de IPI. O objetivo é tornar nossos automóveis mais eficientes para poder também ganhar mercado no exterior e reduzir as emissões de CO2.

O IPI de 30% deverá ser efetivo daqui para frente e para não pagá-lo, as montadoras terão que reduzir o consumo dos carros e agregar maior conteúdo nacional. O valor mais alto continua a ser imposto aos importadores e em operações com baixo nível de peças regionais. O nível de nacionalização terá um índice criado pelo governo.

A porcentagem da produção que utiliza peças nacionais será retratada nesse índice, que servirá também de multiplicador para calcular o percentual de desconto que a montadora terá. Ou seja, quanto maior o índice de peças nacionais, menor será o imposto a ser pago. O multiplicador começa em 2013 com o valor de 1,3 e vai sendo reduzido gradualmente (0,1 por ano) até chegar a 1 em 2017.

No setor de caminhões, o governo vai permitir um maior percentual de importação de peças, pois vários segmentos do mercado utilizam as mesmas peças, sendo difícil seu controle na fábrica.

Já em relação aos importados, haverá uma cota geral de somente 4.800 carros por ano com desconto dos 30% de IPI. No entanto, as montadoras terão um bônus adicional para importar sem pagar mais IPI de acordo com o nível de exportação, calculado com base nos últimos quatro anos.

Enfim, o novo regime deverá chegar para tornar os carros mais eficientes e forçar um maior grau de nacionalização e inovação tecnológica, tornando a indústria nacional mais atualizada em relação ao mercado global.

  • Fonte: Notícias Automotivas /
  • Autor: Estadão /
  • Data: 20 setembro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS