Nissan cria sistema que evita colisões contra paredes ao estacionar

O fim daquelas batidinhas “inocentes” ou dos “beijinhos” no carro da frente está perto. A Nissan Motor anunciou o desenvolvimento de um sistema de segurança que evita acidentes quando o motorista pisa no acelerador “por engano”. O dispositivo que tem função de detectar quando o carro é estacionado será lançado junto com a atualização do modelo Elgrand, previsto para o fim deste ano.

A ajuda de emergência para pedal tem como objetivo reduzir acidentes de aceleração em estacionamentos e outros espaços onde um carro poderia colidir com paredes se um motorista pressiona o acelerador por engano em vez do pedal de freio.

Usando quatro câmeras e um sonar ultrassom, o sistema detecta se o carro está em um espaço de estacionamento ou não, e se há obstáculos como paredes na direção que o veículo vai. A função controla automaticamente a aceleração se necessário, e aplica os freios antes de uma colisão ocorrer.

O desenvolvimento do sistema faz parte da meta da Nissan de segurança em casos de “visão zero”, que tem como objetivo ajudar a eliminar as mortes e ferimentos graves devido a acidentes de trânsito.

  • Fonte: Auto Esporte /
  • Autor: G1 São Paulo /
  • Data: 17 outubro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS