Inovar Auto pode ser a salvação do motor flex

O Inovar Auto é uma promessa interessante para salvar o motor flex, já que o mesmo não possui eficiência energética adequada para atender os novos requisitos do regime.

O problema não está tão relacionado com o uso da gasolina, já que as montadoras instaladas aqui podem utilizar recursos tecnológicos de suas matrizes, tal como motor compacto com turbo e injeção direta, por exemplo.

No entanto, fazer queimar o etanol nesses motores é bastante complicado. Aliás, nos motores flex atuais, o derivado da cana perde muito de sua eficiência energética.

Quando o álcool surgiu como solução nacional para a crise do petróleo em 1978, desenvolvimentos e estudos de conversão da época conseguiram fazer com que o combustível vegetal atingisse 16% mais de eficiência em relação à gasolina.

No entanto, quando as montadoras passaram a produzir motores a álcool, parte disso se perdeu por causa da imposição de normas de emissão. Depois, já na era da injeção eletrônica, o uso de catalisadores de três vias reduziu a eficiência para apenas 4%.

Este valor se mantém até hoje, mesmo com a introdução dos motores flex. Agora, com a exigência de limites de consumo e também imposição de investimentos em inovação tecnológica, as montadoras deverão estudar uma forma de tornar o motor flex eficiente não só com a gasolina.

  • Fonte: Notícias Automotivas /
  • Autor: Inovação Tecnológica /
  • Data: 19 outubro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS