HYUNDAI HB20 TERÁ VARIAÇÃO SUV

Quando primeiro falamos dele, em julho de 2011, o carro havia surgido ainda em versão inicial, por meio de slides em três dimensões. Autoesporte se infiltrou na clínica com clientes onde esses slides foram apresentados, na época. Ele era nitidamente inspirado no Curb, conceito que a Hyundai mostrou ao mundo em janeiro daquele ano, no Salão de Detroit. Tinha volante de Elantra, câmbio manual, console em Y e dois porta-copos próximos ao freio de mão.
A dianteira do Curb, criada pelo designer Jason Brown, nunca encontrou a produção. O que houve de mais próximo foi o novo Hyundai Santa Fe, com uma grade hexagonal. E será ela que estará no SUV compacto, chamado, por enquanto, de B-SUV? O Santa Fe não é a única fonte de inspiração, pelo que os flagrantes revelaram. As colunas dianteiras, com revestimento preto, são iguais às do Kia Soul. Os retrovisores lembram os usados, de novo, no Santa Fe alongado. A terceira coluna larga tem uma janela espia logo atrás dela, um desenho que remete ao conceito e também ao Toyota Hilux SW4 e ao EcoSport, com a coluna traseira escondida por vidros. As lanternas invadirão a tampa do porta-malas.Com o SUV rodando na Coreia, provavelmente perto de sua versão de produção, resta saber como ele será vendido no Brasil. A fábrica atual já opera em três turnos e não dá conta da demanda por HB20, HB20X e HB20S. Para ser vendido no Brasil já em 2014, o SUV, que será internacional, provavelmente teria de ser importado num primeiro momento. Afinal, ainda não há nehuma confirmação de investimento para a expansão da fábrica de Piracicaba (SP) e, quando isso for feito, a prioridade será a fabricação de motores e câmbio (hoje importados da Coreia). Mas num segundo ciclo de investimentos, o SUV do HB20 certamente será considerado.
Nesta semana, a própria Hyundai deu sinais de que o SUV compacto é uma necessidade latente. Em entrevista ao site Edmunds, o presidente da Hyundai América do Norte, John Krafcik, afirmou que há essa lacuna na gama de utilitários, o que não ocorre na linha de carros de passeio. Segundo ele, a Hyundai precisa de um modelo menor que o Santa Fe para atrair novos consumidores.

  • Fonte: AUTO ESPORTE /
  • Autor: GUSTAVO HENRIQUE RUFFO E GLAUCO LUCENA| RENATO ASPROMONTE (PROJEÇÕES) /
  • Data: 22 julho 2013
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS