HYUNDAI DESCARTA PREÇO MENOR PARA IX35 NACIONAL

Apesar da nova área da fábrica só estar sendo inaugurada agora, o ix35 já era montado no Brasil desde setembro. Os planos de produção local foram antecipados por UOL Carros em setembro de 2011, em entrevista com executivos da Hyundai durante o Salão de Frankfurt.

O investimento é de R$ 600 milhões e o área construída passou de 144 mil m² para 174 mil m². A unidade fará 24 mil unidades/ano do ix35. A operação é semelhante a do Tucson, que é montado na unidade com peças importadas da Coreia do Sul (processo conhecido como CKD). A principal diferença está no processo semi-robotizado de soldagem, que no Tucson é totalmente manual.

"A plataforma mais sofisticada do ix35 nos obrigou a implantar um sistema 50% controlado por robôs e com 3.200 pontos de solda. Os operários não teriam acesso a alguns deles", explicou Anuar Ali, vice-presidente do grupo Caoa.

Motores e câmbio também são importados. A adaptação para o flex, com injeção da Magneti Marelli, é feita em Goiás. Segundo executivos da Hyundai-Caoa, o índice de nacionalização de Tucson e ix35 é de cerca de 60%, mas com planos de ampliação para atender ao Inovar-Auto (regime automotivo), que podem incluir a produção local de motores no futuro.

  • Fonte: UOL CARROS /
  • Autor: RICARDO RIBEIRO /
  • Data: 17 outubro 2013
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS