Garrafa Pet no revestimento interno

A busca por recursos sustentáveis no desenvolvimento de novos veículos faz parte das estratégias dos fabricantes. A Volkswagen deu um passo interessante nesse sentido com a utilização de garrafas PET recicladas no revestimento dos bancos e dos painéis das portas dos modelos reestilizados Gol e Voyage.

O material também é empregado na produção de carpetes, tapetes e no revestimento de assoalho e porta-malas. Segundo a empresa, a tecnologia permite que cada carro use uma quantidade de plástico equivalente a 52 garrafas PET de 1,5 litro, sendo 44 garrafas destinadas ao tecido dos bancos e o restante às portas.

A produção dos tecidos, afirma a Volkswagen, começa com a separação das peças plásticas por cores, uma vez que elas acabam interferindo no tom do tecido. Em seguida, as partes são limpas e trituradas em grãos, que são transformados em fios. A partir daí, o processo é idêntico ao de tecidos convencionais. A iniciativa faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.

60% é o percentual de fio reciclado utilizado pela Volkswagen na composição dos revestimentos.

Mesma eficiência
Os tecidos à base de PET reciclado oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos convencionais.

  • Fonte: Carro Online /
  • Autor: Daniel Fideli /
  • Data: 31 agosto 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS