Fiat revela o Panda 4X4

A Fiat revelou oficialmente o compacto Panda com tração integral. O novo modelo 4x4 será apresentado no Salão de Paris, em setembro. Como manda a legislação europeia todos os modelos 4x4 são equipados com controle eletrônico de estabilidade, além do bloqueio eletrônico do diferencial.
A novidade do Panda 4X4 da terceira geração é o sistema de tração integral com acoplamento viscoso por meio de embreagem multidisco, o que garente mais eficiência e aderência ao modelo compacto. Além disso, a suspensão é reforçada e assume uma posição mais elevada em relação ao solo. Este Panda também ganha detalhes aventureiros, como para-choque mais robusto, com apliques plásticos e saias laterais. As rodas são de aro 15’’ e as caixas de rodas exibem molduras discretas.

O novo Panda ainda vem com o sistema "Torque on Demand", que funciona de maneira automática e atua em função das circunstâncias dividindo a potência entre as rodas. O veículo virá com duas opções de motorização. Um é o TwinAir 0.9 litro a gasolina de 85 cv, além do diesel 1.3 litro MultiJet II. Ambos os propulsores são equipados com um sistema Start & Stop e uma transmissão manual de seis velocidades.

No interior, os designers da empresa italiana adicionaram uma nova moldura verde em torno do painel de instrumentos, novos estofamentos, além de melhorar a capacidade de armazenamento com a adição de um novo console. A Fiat também ampliou a gama de cores existentes e agora oferece o laranja "Sicilia" e Verde metálico "toscana".

Além de ser uma aposta da Fiat para o consumidor europeu adepto do off-road urbano – nicho capitaneado por modelos como Volkswagen CrossFox e Citroën Aircross no Brasil – o novo Panda 4X4 pode servir de base para a Jeep desenvolver um novo utilitário compacto que competirá com Mini Cooper Countryman, Ford EcoSport e Buick Encore. Além do Panda 4x4, a Fiat também vai apresentar mais dois modelos da família em Paris, o Natural Power e o Trekking.

  • Fonte: MotorDream /
  • Autor: Raphael Panaro /
  • Data: 29 agosto 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS