FAIXAS DE ROLAMENTO ESPECIAIS RECARREGARÃO BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS GOVERNO BRITÂNICO INVESTIRÁ O EQUIVALENTE A R$ 2,7 BILHÕES

Uma tecnologia que só era possível em jogos de videogame está prestes a se tornar realidade no Reino Unido. O governo local anunciou o lançamento de um projeto que pretende implantar, ao longo dos próximos cinco anos, faixas de rolamento que poderão recarregar as baterias de carros elétricos e híbridos em movimento.

A proposta é muito similar à dos carregadores de celular wireless. Serão instalados cabos subterrâneos, com o objetivo de gerar uma série de campos eletromagnéticos, os quais poderão ser capturados por um receptor especial introduzido no carro e, num momento seguinte, convertido em energia. O sistema será tão sofisticado que haverá até um comunicador no carro que “informará” à faixa de sua localização, preparando-a para a recarga.

Com isso, os proprietários de veículos elétricos e híbridos terão muito mais praticidade para procederem com a recarga – sem ficarem presos aos carregadores domésticos ou àqueles instalados ao lado de vagas de estacionamento, que requerem que os carros estejam estacionados. Ainda assim, esse tipo de posto fixo de recarga também receberá a atenção do governo britânico, com a expansão da rede de modo a contar com um posto a cada 32 quilômetros.

O investimento no projeto não é pequeno. Serão direcionados a ele nada menos do que 500 milhões de libras esterlinas, o que corresponde atualmente a R$ 2,7 bilhões. Num primeiro momento, serão feitas obras apenas em vias restritas, às quais motoristas e carros convencionais não têm acesso.

Galeria de imagens

  • Fonte: QUATRO RODAS /
  • Autor: RODRIGO FURLAN /
  • Data: 25 agosto 2015
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS