CONFIRA DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Economizar combustível não é só coisa de piloto de Fórmula 1. Além de sempre abastecer em um posto de confiança – e se possível, sempre na mesma bomba –, existem práticas para que você reduza o consumo e alivie o seu bolso.

1. Pneus

Mantenha os pneus sempre na calibragem correta (veja no manual ou na moldura interna da abertura da porta). Compostos vazios podem aumentar o consumo em até 20%.

2. Trocas de marcha

O manual indica velocidade e rotações corretas para cada mudança. Encurtar ou esticar a marcha altera o consumo. entre 1% a 3% dependendo do veículo

3. Vidros fechados

Acima de 80 km/h, janelas abertas aumentam a turbulência na cabine, interferem na aerodinâmica do veículo e no consumo entre 5% e 10%.

4. Ao volante

Acelerar e frear constantemente também fazem o carro consumir mais.

5. Alinhamento

Carros desalinhados fazem mais esforço para se movimentar e, consequentemente, gastam mais gasolina/etanol.

6. Velocidade

Testes da Petrobras indicaram aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80 km/h.

7. Peso extra

Não leve mais peso do que a capacidade do carro (que consta no manual). Além do consumo maior, irá acelerar o desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

8. Sempre engrenado

Nada de banguela. O veículo deve estar sempre engrenado. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. A banguela ainda prejudica a sua segurança.

9. Acessórios

Evite bagageiros, racks de bicicleta ou pranchas acessórios que aumentam a resistência do ar sobre o carro e prejudicam o consumo. Em picapes, a caçamba deve estar sempre coberta.

10. Filtros

Os filtros de ar e combustível merecem atenção e precisam ser trocados nas datas especificadas pelas fabricantes. Se entupirem, eles fazem o veículo consumir mais.

  • Fonte: CAR AND DRIVER /
  • Autor: MARCELO MOURA /
  • Data: 14 setembro 2015
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS