COMO OBTER A PLACA PRETA?

Ter um carro com permissão para portar placa preta é o sonho de muitos fãs de modelos antigos. No entanto, quem pretende iniciar os procedimentos para obter tal categoria de placa precisa estar ciente de que o carro deve seguir alguns critérios, entre eles ter, no mínimo, 30 anos de fabricação e contar com 80% de originalidade.

É importante que o proprietário faça o mínimo de modificações no carro para que ele consiga obter o Certificado de Originalidade. Para ajudar quem pretende iniciar a jornada rumo à placa preta, Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) dá algumas dicas. “O importante é colocar o carro para andar com frequência, movimentar os fluidos, óleos e combustível para evitar o ressecamento de peças, mangueiras e até do sistema de freios e embreagem”, orienta o especialista. Confira abaixo outros quatro cuidados importantes que devem ser tomados com os carros vintage.

Manutenção:Carro antigo é composto de muitas peças raras e que geralmente são caras. É por isso que bancar um modelo desses não costuma ser uma tarefa das mais baratas para o colecionador. Antes de sair com o carro, faça uma revisão da parte mecânica e elétrica.

Pneus: Até podem estar novos e brilhando, mas caso estejam fora da data de validade (DOT com mais de 5 anos), sua segurança pode estar comprometida enquanto dirige.

Palhetas: Falta de uso causa ressecamento. Neste estágio, elas perdem eficiência na limpeza e podem riscar o para-brisa por conta do acúmulo de sujeira. E, em carros antigos, para-brisas raros são mais caros e difíceis de encontrar em caso de troca ou reparação.

  • Fonte: CARSALE /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 14 setembro 2017
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS