Brasil entra na lista de prioridade dos lançamentos globais

Ter o Ford EcoSport lançado primeiro no Brasil e só meses depois na Europa ou o protótipo do Peugeot 2008 mostrado pela primeira vez ao mundo no Salão de Paris e já com a confirmação de que será feito em solo brasileiro são duas notícias que confirmam a entrada do país na lista de prioridades das montadoras. Não faz muito tempo que o consumidor brasileiro tinha que aguardar por cinco anos ou até mais um lançamento assim. Muitas vezes, a demora era tanta que o modelo já chegava defasado. O que mudou tudo isso? Poder de consumo. É o que apontam as montadoras.

“Hoje o Brasil é um mercado extremamente importante na estratégia das montadoras, isso porque o poder de consumo com o aumento da renda deixou o consumidor brasileiro mais exigente e atraiu novos concorrentes, o que torna o mercado muito mais disputado”, afirma o diretor geral da marca Peugeot no Brasil, Frédéric Drouin, responsável pela renovação no país de todo o portfólio da montadora.

De acordo com o presidente do grupo PSA no Brasil e na América Latina, Carlos Gomes, este movimento começou há dez anos, mas está mais visível agora, quando o mercado brasileiro conquistou a quarta colocação mundial em vendas, superando a Alemanha e atrás somente de Estados Unidos, China e Japão. “Hoje, o brasileiro tem renda maior, taxas de juros menores, incentivo do governo com a redução de impostos como o IPI e crédito fácil. Com isso, ele passou a poder não só comprar um carro melhor, mas como também passou a exigir produtos melhores”, explica o executivo.

E é por isso que todas as montadoras incluem o Brasil em sua rede de polos de engenharia globais para o desenvolvimento de novos produtos. “O lançamento do 208 vai acontecer 8 meses depois de sua estreia na Europa e será produzido no Brasil. É um investimento muito importante. E o 2008 já foi criado pensando no Brasil. Isso é muito positivo, uma grande conquista”, destaca Drouin.

Como o 2008, projetos de marcas “top” já são anunciados para o país. A Mercedes-Benz, por exemplo, não esconde que o protótipo do salão, o CLA, um cupê de quatro portas, será vendido no Brasil, assim como um futuro SUV compacto que nem nome tem ainda. Além disso, novas marcas premium podem chegar ao país, como a Cadillac. O vice-presidente da General Motors do Basil, Marcos Munhoz, confirmou ao G1 que a GM estuda a estreia da marca no país.

Além da força econômica, o que dá um empurrão a essa aproximação de lançamentos e marcas é a estagnação das economias desenvolvidas. “Os mercados emergentes e mais precisamente os Brics (Brasil, Índia, China e Rússia) são claramente a prioridade das montadoras para os próximos anos”, ressalta o diretor da consultoria Jato France, Sébastien Viaud.

  • Fonte: Auto Esporte /
  • Autor: Priscila Dal Poggetto /
  • Data: 02 outubro 2012
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