BONÉ DA FORD ALERTA SE MOTORISTA ESTÁ SONOLENTO

A Ford, que neste ano completa 60 anos de produção de caminhões no Brasil, desenvolveu um boné especial feito para ajudar caminhoneiros e motoristas em geral a dirigirem com mais segurança, monitorando o cansaço ao volante e o risco de pegar no sono em plena rodovia. A novidade, que está ainda em fase para encaminamento da patente e da certificação, tem lançamento comercial em análise pela fabricante, porém sem planos de produção em série e comercialização "no curto e médio prazos".

O Boné Alerta, como o produto é chamado pela Ford, aparentemente é um boné comum, mas traz embutidos acelerômetro e giroscópio, sensores de movimento presentes em telefones celulares, por exemplo, analisando o movimento da cabeça do condutor. Ao perceber que ele está sonolento, o boné alerta o motorista com sinais vibratório, sonoro e visual, com dois LEDs que acendem na aba do chapéu.

De acordo com a montadora, o desenvolvimento do acessório incluiu estudo para apontar os movimentos rotineiros do condutor em condições normais e também em situação de sonolência, criando uma base de dados transferida para a central eletrônica de processamento do boné - a novidade passou por oito meses de testes e foi utilizada em mais de 5.000 km de rodagem por condutores.

  • Fonte: WM1 /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 16 outubro 2017
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS