BNDES libera R$ 342 mi para VW fazer Up! no Brasil

O aporte será aplicado na produção local do Up!, subcompacto lançado na Europa no final de 2011 e chamado por lá de “Fusca do Século 21”, principalmente por ser o modelo de grande volume de vendas - e fundamental no ambicioso plano da VW de se tornar líder mundial até 2018. O dinheiro emprestado pelo BNDES também será investido na produção de um novo sedã médio, provavelmente posicionado abaixo do Jetta, e em reestilizações – ou facelifts, como diz o BNDES – de modelos vendidos atualmente pela empresa.

Com o montante financeiro, a VW deve modernizar as fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté (ambas em São Paulo) e São José dos Pinhais (PR), ao invés de construir uma nova planta no Nordeste, como era especulado anteriormente. Sobre o sedã médio, o modelo ocuparia o lugar do finado Bora, e são grandes as chances do carro ser um projeto global, decisão que seria fundamental no ambicioso planejamento da Volkswagen em assumir o topo das vendas mundiais dentro de seis anos.

Além do financiamento dos novos modelos, dois projetos da Fundação Volkswagen serão beneficiados. O primeiro deles é o Costurando o Futuro, que passará a oferecer oficinas de corte e costura aos interessados que morem nos arredores da fábrica de São José dos Pinhais – o projeto já é oferecido em São Bernardo do Campo. O outro projeto é o Aceleração da Aprendizagem, que busca incentivar o estudo de crianças e será estendido para o Espírito Santo. Atualmente, o projeto é praticado apenas em Resende (RJ).

  • Fonte: Revista Quatro Rodas /
  • Autor: Vitor Matsubara /
  • Data: 11 julho 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS