AUDI VOLTA A VENDER CARRO NACIONAL, AGORA A3 SEDAN, DE R$ 99.990

Modelo mais vendido pela Audi no mercado brasileiro, eis que o A3 Sedan produzido em São José dos Pinhais (PR) chega ao mercado agora em novembro em duas versões, Attraction (R$ 99.990) e Ambiente (R$ 109.990), que passam a vir com motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil com injeção direta de combustível de 150 cv.

Está prevista ainda uma top de linha, a Ambition, com motor 2.0 TFSI, a ser lançada entre o final deste mês e o início de novembro.

Com ganho de 28 cv em relação ao importado, o motor turbo flex 1.4 com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos.

Com o novo motor bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista.

Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP (programa eletrônico de estabilidade). A versão de entrada, a Attraction, traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bixenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. É possível optar entre as cores cinza e preto para o acabamento interno.

A Attraction vem ainda com sistema Start/stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos. Esse equipamento pode proporcionar um aumento na economia de combustível que chega a 10%, sobretudo nas grandes cidades.

Inclui ainda rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas de diâmetro.

A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro.

Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, consideravelmente mais ampla do que a da versão importada. Entre os principais equipamentos, está o rádio MMI plus com sistema de navegação. O Pacote Design inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, enquanto o pacote Assistance traz controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré.

Uma variedade ainda maior de sistemas de assistência está incluída no Pacote Assistance Plus: o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.

O Carpress avaliou o modelo por um percurso e aproximadamente 80 quilômetros entre São Paulo e Aldeia da Serra, primeiro como condutor e depois como passageiro. Foi possível constatar que a Audi mantém o padrão de excelência mesmo em seus modelos de entrada, em que pese os mais simples soarem um pouco decepcionantes para quem espera mais do modelo, caso do banco de tecido.

Dois dos pontos mais criticados na adapatação do modelo foram a transmissão, que é Tiptronic de 6 velocidades, e o acerto da suspensão feito para o Brasil. Nada desabonador. Com 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,42 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, o A3 Sedan oferece 425 litros para bagagem.

Não deixa a dever em termos de desempenho. Acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge 215 kg de velocidade máxima. É ainda é um dos carros mais eficientes do país e foi classificado pelo Inmetro na categoria A. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 – que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico –, é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.

Galeria de imagens

  • Fonte: CARPRESS /
  • Autor: REDAÇÃO /
  • Data: 23 novembro 2015
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS