Argentina e Brasil farão reunião para discutir novo acordo automotivo

Em 2013 deverá entrar em vigor um novo acordo comercial entre a Argentina e o Brasil. E no próximo dia 2 será realizada em Brasília, no Distrito Federal, uma reunião para discutir tal acordo, fazendo parte do plano de trabalho acertado entre os ministros da Indústria, Débora Giorgi, do país vizinho, e Fernando Pimentel, do Brasil, ao decorrer de um encontro realizado em junho de 2011, na Cúpula do Mercosul.

De acordo com Giorgi, na próxima reunião “serão discutidos temas de caráter técnico industrial, com pautas sobre investimento, produção e conteúdo regional da produção de automóveis”. Para ambos, é considerado “importante chegar a um novo protocolo automotivo bilateral”. O atual vencerá em junho do ano que vem. No entanto, o Brasil adotará um novo regime para a indústria automobilística brasileira que passará a vigorar em janeiro, tendo em mente maior proteção nacional.

A ministra explicou que “o contexto internacional e a realidade da indústria global requerem novas regras de jogo, que garantam uma maior integração regional, a modernização dos produtos e da indústria e um aumento de conteúdo tecnológico dos automóveis produzidos na região”. A Argentina espera conseguir benefícios com o novo regime automotivo brasileiro, como, por exemplo, ferramenta para corrigir o saldo negativo comercial estrutural que o país registra nos últimos anos com o Brasil.

  • Fonte: Notícias Automotivas /
  • Autor: Estadão /
  • Data: 21 setembro 2012
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS